O que fazemos

Psicoterapia individual 

 

A Psicoterapia infantil 

child-and-female-therapist

A Psicoterapia Infantil se utiliza do lúdico para acessar o universo infantil

A Psicoterapia infantil é indicada para crianças de de diversas idades, pré escolares ou em idade escolar e tem como objetivo a saúde psicoemocional da criança. 

As crianças também sofrem dos mesmos problemas dos adultos. Sentem ansiedade, estresse, podem ficar deprimidos e terem várias outras doenças mentais. A diferença é o modo em que os sintomas se apresentam, sendo nesse ponto diferente dos adultos. A criança não consegue falar abertamente sobre o que lhe aborrece ou sobrecarrega. Com base nesse aspecto, é preciso usar o lúdico para acessar o que a criança quer dizer; ela não diz, ela se expressa. São utilizados jogos, desenhos, brincadeiras e técnicas comportamentais para que os sintomas sejam expressos e assim ela pode ter o tratamento adequado. Saiba mais sobre o brincar na terapia infantil clicando aqui.  As sessões infantis tem duração de 50 minutos, realizadas uma vez por semana e a presença dos pais e cuidadores são indispensáveis. Para entender melhor, fale com ma gente e clique aqui.

 

A Psicoterapia do Adolescente

teen-in-psychology1

A Psicoterapia com o adolescente é realizada através da fala e de recursos lúdicos

A terapia com o adolescente é indicada para o adolescente que apresenta problemas na fase de transição da vida infantil para a vida adulta. O principal objetivo da terapia é favorecer o autoconhecimento das mudanças dessa fase assim ter uma total qualidade de vida.

Os adolescentes estão entre a infância e a vida adulta, é uma fase de transição que gera muita ansiedade tanto no adolescente quanto na família. O adolescente está com o corpo em plena transformação; está adquirindo sua própria identidade; questiona a si próprio, os pais e o mundo; está no ensino médio se preparando para prestar vestibular e escolher a profissão; está em plena descoberta da sua sexualidade e quer se relacionar amorosamente. Ufa! Tantas transformações geram muitas emoções controversas e difíceis de manejar sozinho. As sessões com o adolescente acontecem uma vez por semana durante 50 minutos, e são utilizadas técnicas lúdicas como jogos e conversas para que o adolescente possa se expressar e assim se equilibrar nesse período de transição. Clique aqui e entre em contato para se informar mais.

 

A Psicoterapia do Adulto

Listening to patient

A Psicoterapia do adulto se utilizada da fala e de técnicas para a melhora do paciente

A terapia com o adulto é ideal para pessoas que desejam buscar melhorias na saúde mental e psicológica ou aumentar a qualidade de vida. Indicada para pessoas portadoras de doenças psicoemocionais ou em dificuldades na vida cotidiana.

Os adultos sofrem de muitas doenças mentais. Estamos falando de Depressão, Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Estresse crônico, Doenças psicossomáticas, Luto patológico, dificuldades conjugais e de socialização, problemas de autoestima, Transtornos Alimentares, dentre outras. Muitos não apresentam uma doença instalada, mas sofrem por terem dificuldades diversas na vida cotidiana, gerando prejuízos conjugais, profissionais, financeiros, familiares. A Psicoterapia traz à luz os aspectos que podem auxiliar nas mudanças necessárias, através de mudanças de comportamento, conversas, técnicas e dinâmicas psicológicas. As sessões ocorrem uma vez por semana com 50 minutos de duração e trazem mais equilíbrio e bem estar para o paciente. Saiba mais falando com a gente clicando aqui

Problemas de aprendizagem 

Drawing pupils

Os problemas de aprendizagem devem ser tratados com tratamento multidisciplinar

Após uma completa avaliação, partimos para os métodos mais eficazes para aumentar o rendimento nos estudos, através de técnicas de estudo, de criação de rotinas escolares, de aumento das habilidades cognitivas, mentais e emocionais, alem de orientarmos pais e professores para lidarem melhor com os problemas de aprendizagem.

Além disso, os problemas de aprendizagem devem ser tratados por uma equipe multiprofissional. Nela se incluem o psicopedagogo, o fonoaudiólogo, o neurologista, o psicólogo e terapeuta ocupacional. Cada profissional em questão avalia e trata adequadamente cada aspecto do transtorno na vida da criança. O resultado final é uma melhora significativa dos diversos sintomas apresentados de forma mais rápida e que traga mais benefícios para a criança aprender com mais facilidade. Fale com a gente por aqui se quiser mais informações sobre o tratamento.

Avaliação de Problemas de Aprendizagem 

Drawing at lesson

A Avaliação Psicopedagógica investiga os problemas de aprendizagem

A Avaliação Psicopedagógica visa identificar alguma dificuldade de aprendizagem. É indicada para crianças em fase de escolarização e que apresenta alguma dificuldade ou lentidão em adquirir conhecimentos acadêmicos. 

Em geral, a criança em sua vida escolar pode enfrentar problemas diversos e estes são identificados pela escola, que orientam os pais a procurarem um profissional para uma avaliação da criança, no intuito de a escola dar melhor suporte ao aluno em questão. A avaliação tem as seguintes etapas: entrevistas com os pais, avaliação da criança e devolutiva aos pais. As dificuldades mais frequentes são: TDAH, dislexia, lateralidade cruzada, DPAC, transtornos de leitura e escrita e  distúrbios neuropsicológicos. A Avaliação Psicopedagógica tem duração de 10 sessões de 50 minutos e consiste em três etapas: entrevistas com os pais e escola, sessões de testagem e entrevista devolutiva com a entrega do relatório final. Entenda mais sobre essa avaliação falando conosco nesse link

Avaliação Neuropsicológica 

Checking notes

A Avaliação Neuropsicológica investiga as funções executivas, além da atenção e  memória

A avaliação neuropsicológica é uma investigação abrangente sobre os processos cognitivos e funções executivas. A avaliação visa detectar e perceber a lógica e o funcionamento cerebral do indivíduo com o intuito de identificar alguma dificuldade ou problema de aprendizagem.

A avaliação investiga como está a perda de memória em idosos com Alzheimer, auxiliar estudantes sejam eles crianças, jovens ou adultos, ou mesmo pessoas que estudam para concursos, para identificarem potencialidades e pontos fracos em suas técnicas de estudo e trabalho. O itens avaliados são: inteligência, humor, memórias de curto prazo, de trabalho, operacionais e longo prazo, linguagem falada e escrita, atenção dividida e concentrada, concentração, flexibilidade e alternância de pensamento, capacidade de planejamento, habilidades visuo-construtivas, lateralidade, dentre outros quesitos. Quer saber mais sobre a avaliação, clique aqui e fale com a gente.

Orientação vocacional

Career choice options - student thinking of future education. Yo

A Orientação Vocacional auxilia o jovem na escolha da profissão, por meio de testes e técnicas psicológicas eficazes

A Orientação Vocacional é um processo de curta duração que objetiva auxiliar a escolha da profissão. Pode ser realizada individualmente com encontros semanais de 50 minutos ou em grupos de até 08 pessoas com 1h30 de duração.  Ela visa três grandes pilares.

O primeiro deles é o autoconhecimento sobre si mesmo, ou seja, é em momento de uma autodescoberta guiada sobre capacidades, habilidades, áreas de interesse, onde são realizados testes, avaliações e dinâmicas para esse objetivo. O segundo pilar tem por objetivo conhecer o mundo das profissões, ou seja, quais são os caminhos percorridos para se especializar, estudar, estagiar, se formar. Nessa etapa, são propostas visitas a locais específicos, pesquisa de campo e até entrevistas com profissionais experientes. O terceiro pilar tem a meta de analisar o mercado de trabalho, as remunerações, como se inserir, os pré-requisitos para começar ou mudar de área profissional. O maior ganho desse processo é obter mais conhecimento e informações, para assim, adquirir melhores recursos internos para a escolha da profissão. Saiba mais detalhes falando com a gente nesse link

Avaliação para Cirurgia Bariátrica 

obesidade_toop

A cirurgia bariátrica é uma realidade muito interessante para pessoas que estão com obesidade de moderada a mórbida e também para pessoas portadoras de diabetes, e nesses casos a cirurgia é denominada cirurgia metabólica. O objetivo principal é avaliar e informar o paciente quanto ao processo como um todo e responder a questionamentos e duvidas finais antes da cirurgia.

A avaliação para cirurgia bariátrica é dividida em duas etapas. A primeira etapa visa avaliar o candidato à cirurgia em seus aspectos de personalidade, níveis de funcionamento global, perceber modos alimentares, identificar distorções de imagem corporal e principalmente, identificar doenças psiquiátricas, como distúrbios alimentares, depressão, esquizofrenia, dentre outros impeditivos para a realização da cirurgia. A segunda etapa consiste na orientação, ou seja, o candidato é orientado quanto aos cuidados Pré, Peri e Pós Operatórios. Ele é informado sobre a dieta restritiva dos primeiros meses  e também confrontado quanto aos mitos e efeitos emocionais e psicológicos decorrentes da cirurgia e da perda de peso gradativas. Nessa etapa, são apresentados vídeos, ilustrações, materiais informativos, e até um pequeno treino de como beber líquidos na primeira quinzena depois da cirurgia. Para se informar melhor, fale com a gente nesse link aqui

 

Psicoterapia Familiar Breve 

Togetherness

A Psicoterapia Familiar Breve visa orientar a família quando o filho está em terapia

Indicada para casais grávidos ou famílias com filhos em psicoterapia. O objetivo maior desse trabalho é o bem estar e a harmonia dos futuros pais, dos pais e dos filhos.

Durante o processo da terapia infantil, ou mesmo antes dele, muitas questões familiares emergem, dificultando a melhora da criança. Nesses casos, podem ser propostas a psicoterapia de casal ou a terapia de família com temas específicos e duração de no máximo 10 sessões de 1h20 uma vez por semana, em paralelo com a terapia da criança. O objetivo é estimular mudanças no ambiente familiar para a criança também ter condições de expressar suas melhoras, além de facilitar o entendimento dos pais quanto à evolução e dificuldades que a família pode gerar para a criança. O objetivo maior desse trabalho com a família é o bem estar da criança e do ambiente familiar como um todo.  Para obter mais detalhes, fale com a gente por aqui

Preparação para Aposentadoria

Happy-Old-People-1024x859

A Preparação para a Aposentadoria objetiva traçar um estilo de vida mais saudável após a saída do mercado de trabalho tradicional

A Preparação para Aposentadoria visa acolher pessoas com possibilidade de se aposentar nos próximos dois anos ou recém aposentados, suavizando o impacto que essa nova fase da vida pode causar nessas pessoas. 

Sob o ponto psicológico e social a aposentadoria é um pouco assustadora, ao mesmo tempo em que se tem uma sensação de liberdade a também um sentimento de exclusão, que pode se levar a depressão, alcoolismo, problemas de autoestima e outros malefícios. Nosso Programa de Aposentadoria é feito em grupos de no mínimo 04 pessoas em 10 sessões temáticas de 1h30, ou seja, em cada encontro falamos de um tema específico e encontramos alternativas saudáveis para eles.  Abordamos temas como: a) mudanças na vida e escolhas passadas, presentes e futuras; b) trajetória profissional; c) o mundo do trabalho e a previdência; d) a família e o aposentado; e) relacionamento social; f) organização de pequenos negócios e finanças pessoais; g) saúde, esporte e lazer na aposentadoria; h) a busca de si mesmo; i) o ócio: é possível vivê-lo; j) projeto futuro. Para se informar melhor sobre o funcionamento, fale conosco nesse link

Acompanhamento da gravidez e Pós Parto

Expecting grandchild

O Acompanhamento da gravidez e Pós Parto traz mais saúde e equilíbrio psicoemocional para a mulher grávida cuidar bem de si e do seu bebê

Ter um filho não envolve apenas uma decisão de momento, porém um compromisso para o resto da vida. A partir do momento que a mulher certifica-se da gravidez, tudo o mais em sua vida será diferente. Tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a também a assistência e orientação psicológica à gestante. Cada um contribuindo para a saúde física e mental tanto da mulher quanto do futuro bebê. 

As dúvidas e os temores que suscitam nesse período são muito naturais e esperadas, pois toda mudança envolve perdas e ganhos. Perda da condição de filhos para se tornarem pais, transformações corporais e hormonais, sintomas gastrointestinais, alterações do humor e do sono, várias consultas e exames, mudanças na sexualidade do casal, alterações de rotina, preocupações acerca da saúde do bebê e como se sairá como mãe. E não podemos esquecer do futuro papai, que acompanha de perto as mudanças e também sofre com elas em outro enfoque.

O acompanhamento psicológico durante a gravidez, parto e pós-parto também pode oferecer ajuda em casos de:

  • Distúrbios de Stress e Ansiedade,
  • Perturbações Psicossomáticas,
  • Mulheres que tiveram dificuldades de engravidar ou abortos recorrentes,
  • Histórico de depressão,
  • Gravidez de Risco,
  • Gestantes Adolescentes,
  • Gestantes Sozinhas (Pai ausente),
  • Tristeza ou Depressão Pós-Parto,
  • Stress Pós-Traumático por perdas ou parto traumático
  • Gravidez não-desejada ou não planejada

Para se informar melhor sobre nossos atendimentos às gestantes, fale com a gente por este link.